fundo parallax

ALESSANDRO MENDINI: Ícone do design

REES ROBERTS + PARTNERS: Referência e inspiração
22 de fevereiro de 2019
KARL LAGERFELD: Incomparável fashion designer
15 de março de 2019
 

A partida do Mestre italiano do design e arquitetura deixou o mundo criativo mais triste.

Produziu arquitetura, mobiliário, design de interiores e pinturas até seus 87 anos, além de ter sido Editor Chefe da renomada revista Domus entre 1980 e 1985, consagrando sua análise crítica e contribuição analítica sobre o design contemporâneo.

Reconhecido por seus projetos criativos e divertidos, como a Poltrona Proust (1978 - Cappellini), trabalhava junto de seu irmão caçula, Francesco, no Atelier Mendini, fundado em 1989, em Milão.

Graduado em Arquitetura pelo conceituado Politécnico de Milão em 1959, foi mais tarde em sua carreira, como artista importante do Movimento Radical do Design, que encontrou sua identidade. Desafiou as convenções até então impostas para o design, lutando por criações críticas e engajadas e, por fim, criando peças marcantes até os dias de hoje.

Como arquiteto, vale destacar a Residência Alessi, em Omegna (Itália), Teatrino della Bicchieraia, em Arezzo (Itália), Torre em Hishoshima (Japão) e, considerada sua maior obra de arte, Museu Groninger (Holanda).

O Atelier Mendini permitiu trabalhar em muitos produtos e ideias, colaborando com marcas internacionais como Alessi, Cartier, Hermes, Swarovski e Supreme. Orgulhosamente no Brasil foram produzidas peças pela A Lot Of, o sofá

Acompanhe outros destaques de Arquitetura, Design e Arte em nossas redes sociais no Instagram @boomspdesign e Facebook @boomdesignfan.