Design 2X2

Eloisa Piardi

A gaúcha Eloisa Piardi passou longa temporada no Oriente, experiência que a fez despertar o interesse pela arquitetura. Já na faculdade (Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Luterana do Brasil), teve a oportunidade de transitar por diferentes áreas que a guiaram para o design e, consequentemente, essa aptidão a conduziu para a especialização no desenho de cadeiras. Suas criações mesclam o modernismo, o minimalismo e o estilo industrial – com traços únicos e marcantes. Atualmente, a profissional transita pelas diferentes escalas, desde projetos de edificações, design de interiores a mobiliário. Em suas duas participações no DESIGN 2×2, apresentou em seu primeiro ano uma poltrona que utilizava apenas metal em sua composição, e, em 2018, expôs outra poltrona produzida em metal e couro estofado.

PRODUTOS

Enzo Sobocinski

Premiado no Brasil e no exterior, o arquiteto Enzo Sobocinski – formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – já tem uma consistente carreira composta por seus mais de quinze anos dedicando-se a arquitetura, ao design de interiores e de joias e às artes plásticas. Seu trabalho alia linguagens antagônicas e propõe um confronto estético entre o contemporâneo e o antigo. As cadeiras apresentadas pelo designer, nas edições do BOOMSPDESIGN 2017 e 2018, foram adquiridas pela Fundación Texo, sediada em Assunção, no Paraguai.

PRODUTOS

Design In Fill

O desejo por criar algo novo somado à paixão pela impressão 3D resultaram na Design In Fill. Diferentemente de outras empresas no segmento, para a marca não há limitações, propondo – além de modelagem -, impressão 3D, prototipação e concepção de projetos de robótica, a produção de peças de design funcional, maquetes, brinquedos, objetos decorativos etc. Com uma equipe completa de designers, a Design In Fill tem know-how para moldar todo o processo: do desenho do protótipo ao produto final. Nesta edição do BOOMSPDESIGN, Rafael Pedreira e sua equipe tiveram participação fundamental no desenvolvimento da instalação de Harry Allen, designer do ano.

PRODUTOS

William Kass

Multifuncional, William Kass é formado em arquitetura e passou pela área de fotografia, produzindo propostas autorais baseadas em natureza morta – com destaque para a série Minimize, que trazia fotos com montagens em miniaturas de comidas e objetos. Em 2018, ingressou no segmento cerâmico, em que trabalha com cerâmica artística artesanal, criando esculturas e utilitários com linguagem orgânica.

PRODUTOS

Marcos Bazzo

O nascimento em Tupã, no interior de São Paulo, não poderia fazer mais sentido quando se fala da essência de Marcos Bazzo. O nome tupi-guarani e a origem das terras – antigamente ocupadas por índios e tribos Caingang e Krenak -, foram reflexos para seu rico portfólio. Admirador de tudo que se denota culturalmente brasileiro, o designer de interiores e artista dedicou sua carreira a unir as energias primitivas contidas em todas as culturas ancestrais. O resultado são peças únicas, que, por meio da expertise do artista em misturar cores e texturas, levam-nos por uma viagem entre os povos nativos brasileiros, andinos, americanos, bem como ao Egito antigo, Índia e China.

PRODUTOS

Otávio Camerino

Otávio Camerino tem participado de eventos importantes do segmento, como o Novos Talentos Brasileiros do Design, que realizou sua 3ª edição na cidade do Rio de Janeiro em setembro de 2018. Ainda no mesmo ano, conquistou o 2º lugar no prêmio alagoano Esther Stiller 2018 na Categoria Universitário. Já em fevereiro de 2019, como um dos criadores do Coletivo Borogodó, expôs na Feira Paralela no Pavilhão Oca do Ibirapuera em São Paulo.

Agora, Otávio Camerino lança no BOOMSPDESIGN durante a DW! São Paulo Design Weekend 2019 duas peças: a Cadeira Tecê e o Banco Barro. A cadeira Tecê, revive as famosas “espreguiçadeiras” dos alpendres das casas do interior. Produzidas em parceria com artesãs da tecelagem do Povoado do Salgado em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas. Já o Banco Barro, que também faz um contraponto do aço industrial e o barro batido a mão pelo filho do Mestre João das Alagoas, João Carlos da cidade de Capela.

PRODUTOS

Ále Alvarenga

Com sólida carreira, o desenhista industrial Ále Alvarenga já atuou na indústria de jóias, de moda, de brinquedos, de instrumentos cirúrgicos, de tecidos e de metais sanitários. No setor de mobiliário e de objetos, colabora com diversas marcas como diretor de arte e curador. Suas criações são oriundas da união do pensamento criativo com o seu profundo conhecimento industrial, desenvolvendo assim estética sofisticada e objetos simples e funcionais – inspirados em incansáveis pesquisas e olhar atento ao mercado e ao comportamento humano. No BOOMSPDESIGN de 2017, apresentou a poltrona Loop/O Visconde Partido em co-criação com Bordados Atelier Apto 03 do Fashion Designer Luiz Cláudio. A poltrona foi customizada no Apto 03 do grupo Nohda de Patrícia Bonaldi. Os bordados barrocos da peça servem de moldura para a mulher cor de ébano, como uma escultura, negra das Minas que se veste da riqueza de Minas Gerais e é rainha. Uma Xica da Silva.

PRODUTOS

Demetrio - Cubo Todo

A CuboTudo é uma empresa de mobiliário multiúso que tem a peça homônima (CuboTudo) como seu carro-chefe. Desenvolvida em aço galvanizado, com pintura eletrostática, tem sistema de encaixe único, permitindo estabilidade e composições diferentes, formando aparadores, estantes, mesas de centro e o que mais a imaginação permitir. Sob o conceito de Mies Van der Rohe, de que “menos é mais”, a criação foi concebida por Demetrio Cryssantos Koutsantonis. Designer formado em Desenho Industrial pelo Mackenzie, com pós-graduação em Design Estratégico pelo IED Brasil e em Gestão de Projetos pela Fundação Vanzolini na USP, construiu sua carreira na área de metalurgia e aplica seus aprendizados em soluções eficientes para que as pessoas possam ambientar espaços de convivência de forma mais prática e contemporânea.

PRODUTOS

Ellion Cardoso

Ellion Cardoso dedica-se ao design, ao grafite e às artes plásticas. Natural da cidade de São Paulo, o multiartista traz para o mundo do design de mobiliário aquilo que vivenciou nas ruas quando era punk: a arte urbana.
Formado em Desenho Industrial e pós-graduado em História da Arte pela FAAP, iniciou sua atividade como grafiteiro, paralelamente à sua produção como designer de produtos. Essa mescla, então, se refletiu nos seus móveis, que têm como base conceitual o mundo urbano e o grafite.
Uma de suas grandes criações é a Poltrona SP, exposta no DESIGN 2×2 de 2017. Feita de concreto com grafite, foi doada a diversos lugares da cidade de São Paulo (como o Largo da Batata, por exemplo) e marcou presença em vídeos da banda U2 e do chef de cozinha Jamie Oliver. Ellion já realizou exposições em todo o Brasil e no exterior, como Iraque, Inglaterra, Estados Unidos e Japão.

PRODUTOS

Leonardo Bueno

Natural da pequena cidade de Maria da Fé, em Minas Gerais, Leonardo Bueno tem repercussão internacional e imprime em cada um dos seus projetos a sua visão de mundo, com paradoxos de sua experiência de vida expressos na mistura do rústico, do sofisticado, do transparente, do emblemático e do que mais sua imaginação e conhecimento sugerirem.
Designer – formado pela Panamericana de Artes, em São Paulo -, é considerado um precursor no movimento favorável ao consumo consciente e ao reúso de materiais no Brasil. Dessa maneira, o profissional valoriza a madeira descartada criando objetos de desejo por meio de formas refinadas e elegantes, oriundos da integração entre tecnologia e produção artesanal.

PRODUTOS

Reinaldo Sasai

Reinaldo Sasai é destinado ao design. Sua trajetória começou no design gráfico quando, ainda na adolescência, um amigo lhe apresentou a ferramenta Photoshop. Depois de um período no Japão, retornou ao Brasil, para a cidade de São José dos Campos, e inaugurou uma “Casa de Ideias”, onde era produzido todo tipo de arte através do design. Após 8 anos envolvido neste projeto, foi convidado a integrar o time de arte e ilustração da Rede Globo de Televisão. Por lá, seu trabalho foi premiado quatro vezes.
Três anos bastaram para que fosse reconhecido por outras emissoras. Da Globo foi para a Rede Record, onde permaneceu por três anos. Atualmente, “dando voz a maior de suas vocações”, segundo ele, atua como designer moveleiro, priorizando o uso de madeiras garimpadas, identificando uma “nova vida à madeira” em peças autorais.

PRODUTOS