fundo parallax

EM MILÃO: ESTÁ PREPARADO?!

IRIS VAN HERPEN: A Visionária
21 de março de 2019
 

A semana mais tradicional do design mundial está chegando!

08 DE ABRIL

O BOOMSPDESIGN estará presente em Milão, junto ao parceiro Club & Casa Design, na companhia do maior grupo de visitantes brasileiros formado por profissionais e lojistas do segmento.

Para começar a semana com muita energia e conteúdo, o BOOMSPDESIGN fez a curadoria de um evento muito especial,
já em sua 3ª edição. Agora temos o prazer em convidá-los a participar do MILÃO OPEN DAY.

09 DE ABRIL

SALONE DEL MOBILE: Visita à 58ª edição da feira de design mais importante da Europa.

Neste ano, a Feira prestará tributo ao gênio Leonardo da Vinci, que completa 500 anos de falecimento. Para ressaltar o grande artista, serão exibidas ao público duas instalações: “AQUA, Visão de Leonardo” – enaltecendo sua originalidade e estudos visionários,
e “DE-SIGNO” – apresentando o trabalho artesanal do design italiano, desde a época do grande Mestre até os dias atuais.

Já planeje um tempinho para conferir:

AQUA, Visão de Leonardo: De 09 a 14 de Abril, das 10h às 22h, Conca dell’Incoronata, Via San Marco. DE-SIGNO: De 09 a 14 de Abril,
das 09h30 às 18h30, Pavilhão 14, Fiera Milano, Rho.

FUORI SALONE: Consolidando sua relevância no calendário de atividades apenas 1991, seus eventos se expandem e se espalham pela cidade a cada nova edição. Para planejar e não perder nada, vale a pena conferir a seleção de eventos, exposições e instalações mapeados:

Distrito de Brera: Transformou a região em um dos mais importantes pontos de visita durante a Design Week de Milão e, com muita alegria, celebra seu 10º aniversário. Mais uma vez, promove o design e se envolve com grandes exibidores de todo o mundo. Para articular o design com outros tópicos, como sustentabilidade e política, Mario Cucinella convidará os expectadores a repensar sua relação com a natureza através da instalação “Design your Future”, Aldo Cibic apresenta “Design your Memories” e os irmãos Daniel e Markus Freitag expõem “Design your Ideas”. The “Up” armachair, de Gaetano Pesche, trazendo atenção ao tratamento inferior dado às mulheres em uma sociedade patriarcal, é a instalação destaque (Piazza del Duomo).

Distrito de Tortona: Contará com mais de 60 designers e 50 empresas para trazer ao público 20 projetos para Via Tortona, Via Savona
e Via Bergognone. Os temas serão dois: a nova identidade do design, e tecnologias, robótica e inteligência artificial com foco na indústria automotiva.

Vale conferir “IQOS World”, de Alex Chinneck (Opicio 31, Via Tortona)

Design Isola: Ciência, pesquisa, história e economia circular são apenas algumas das palavras-chaves para definir o que esperar desta área neste ano. A proposta é ampliar o design para que ele cruze com outros tópicos e possa ser discutida sua multidisciplinaridade.

A coleção “Ocean Drive” é a primeira voltada para artigos de iluminação do designer April Key, com a conceito de fusão entre Art Deco e esculturas. Serão expostas dez peças fabricadas manualmente por artesãos turcos (Via Cola Montano 8).

O trabalho do designer Hartwerp deveria ser classificado como instalação ou escultura, dado ao conceito amplo e desafiador que expõe ao público e usuário (Via de Castillia 26).

Distrito 5vie (Via Santa Marta, 18): Sua programação promete três exposições e uma instalação. Dentre o que se pode esperar, Ugo La Pietra, como convidada de honra, ocupará a Via Cesare Correnti com uma exibição que direcionará o olhar do design aos recursos naturais. A exibição “Human Code” de Roberto Sironi e Annalisa Rosso, se propõe a analisar os experimentos em processos e materiais inusitados.

Distrito Alcova: Em duas locações, se propõe a ser uma brilhante plataforma para designers, instituições e galerias para exposição de trabalhos com temáticas contemporâneas e também sobre a cultura, os materiais e as tecnologias do design. Para tornar a experiência mais interessante, vale apontar os curiosos endereços: um antigo edifício ocupado muitos anos pela fábrica de panettones Cova & Co., ao norte de Loreto, e também o super conservado espaço que na década de 1930 foi ocupado por uma fábrica de cashmere, localizado na região de Isola.

Distrito Cascina Cuccagna: Traz ao público a mostra “Design Collisions - O poder das ideias coletivas”, que reunirá grandes ideias criadas por comunidades para comunidades; e, em parceria com MiMoto, disponibilizará scooters elétricas para mobilidade dos visitantes durante o evento. Uau!

Distrito Lambrate: Em uma área de 13 mil m2 vale destacar Din – Design In” – exibição coletiva que reunirá mais de 100 designers, companhia e escolas de design. Vale destacar a instalação “Beyond the Wall” da artista Erika Calesini. (Via Massimiano 6 / Via Sbodio 9).

Rossana Orlandi: Imperdível de visitar desde sua abertura em 2002. Neste ano produz o concurso e a exposição “RO Plastic Master’s Pieces”, que recebeu de centenas de artistas, arquitetos e designers do todo o mundo projetos que exploraram o uso consciente do plástico. Dentre os grandes nomes, Nacho Carbonel, Matteo Cibic, Piet Hein Eek e Max Lamb. (Via Matteo Bandello 14).

Louis Vuitton: O Palazzo Serbelloni será palco da apresentação de 13 novos objetos elaborados em colaboração novos designers, tais como Zanellato Bortotto e Atelier Biagetti. No total, 34 objetos Art Deco estarão expostos, tendo sido concebidos pelos designer Marcel Wanders, Raw Edges, Irmãos Campana e Atelier Oi.

The Haas Brothers: Na Piazza San Marco estará exposta a mostra “L’Object Hass Brothers”, do dia 6 a 14 de Abril (10h-20h).

O QUE FAREI EM MILÃO...

Por Beto Cocenza

Amigos,

Amantes do Design e das maravilhas da belíssima Itália!

Por ter visitado a Milano Design Week diversas vezes, considero importante reunir visitas tradicionais à experiência únicas.

Com enorme prazer, pelo 3º ano consecutivo, fiz curadoria do encontro exclusivo entre grandes nomes do design internacional e nacional com 100 profissionais associados ao Club&Casa Design. Em edições anteriores trouxemos grandes criativos, como Karim Rashid, Dror Benshetrit e Jaime Hayon. Para este ano, trazemos palestra de Matteo Cibic, grande designer que, entre outros lugares, tem seu trabalho exposto na renomada Galeria Rossana Orlandi.

Este ano também terei o prazer de curtir a visita organizada pela MUSE WALLPAPER à fábrica Jannelli & Volpi e acompanhar, com exclusividade, as diversas etapas do processo produtivo dos seus espetaculares papéis de parede.

Estarei presente nos maravilhosos jantares oferecidos pelo CLUB&CASA DESIGN e também AMORIM Persianas, Cortinas e Toldos, coroando os dias de aprendizado e diversão.

Quer acompanhar tudo que acontecerá na semana em que estarei em Milão? Publicarei todas as novidades e curiosidades, garantindo muita informação e conteúdo!

Para ficar sabendo de tudo, siga nossos perfis no Instagram @boomspdesign e Facebook @boomdesignfan.