fundo parallax

IRIS VAN HERPEN: A Visionária

KARL LAGERFELD: Incomparável fashion designer
15 de março de 2019
EM MILÃO: ESTÁ PREPARADO?!
28 de março de 2019
 

A designer alemã Iris van Herpen, é conhecida como uma das criativas mais talentosas e visionárias fashion designers da atualidade. Desde sua primeira coleção e desfile, em 2007, busca romper barreiras da moda e desenvolver métodos que combinem materiais e acessórios tradicionais a formatos radicais, dando origem a materialização de um produto esteticamente único.

Foi pioneira no uso de impressões em 3D como instrumento no desenvolvimento construtivo de produtos, sentindo-se muito confortável com o uso de tecnologias para guiar e viabilizar suas criações com formatos esculturais ousados.

Embasando seu processo criativo nas experimentações, e sem medo de errar, a própria designer afirma que a intenção de sua abordagem é conectar o passado e o futuro em produto desenvolvido agora – no presente – provocando a fusão de métodos tradicionais às técnicas inovadoras de artesanato.

Para a designer, tanto a Arte quanto a Moda estão conectados aos nossos mais profundos desejos, sensações e formas de expressão. Sendo assim, em cada nova coleção busca alcançar algo além do que já compreende e desenvolveu sobre a forma feminina.

Sua visão singular, e ao mesmo tempo complexa, aproximou suas criações de outras personalidades ousadas e progressistas, como a cantora Björk – para quem criou diversos figurinos, as atrizes Cate Blanchett e Tilda Swinton, as modelos Cara Delevingne e Naomi Campbell, entre outras.

A abordagem multidisciplinar que Iris utiliza em suas criações provocou colaborações além no Universo Fashion, como com os artistas Jolan van der Wiel e Neri Oxman, e arquitetos Philip Beesley e Benthem and Crouwel Architects.

“Em meu trabalho busco por relações simbióticas, de olho nas belezas escondidas e na intersecção entre precisão e caos, arte e ciência, artificial e orgânico, que se fundem em infinitos híbridos.” IRIS VAN HERPEN.

Acompanhe sobre muitos outros destaques de Arquitetura, Design e Arte, acompanhando nossos perfis no Instagram @boomspdesign e Facebook @boomdesignfan.